A Defesa Civil do estado de São Paulo iniciou a demolição de cinco imóveis permanentemente interditados no bairro do Jaguaré, na capital paulista, após uma explosão ocorrida na segunda-feira (11). O incidente, provocado por uma obra da Sabesp que atingiu a tubulação de gás da Comgás, resultou em duas mortes, dois feridos e a interdição inicial de 27 residências.
As demolições foram solicitadas pelas equipes da Polícia Técnico Científica. Elas são cruciais para a escavação do local em busca de evidências periciais que subsidiarão o laudo final da explosão, conforme comunicado pelo governo do estado.
Até a tarde de quinta-feira (14), 112 residências haviam sido vistoriadas na área afetada, das quais 27 foram interditadas e 85 liberadas para o retorno dos moradores. Relatos indicam que residentes sentiram cheiro de gás horas antes do acidente, e a apuração da Comgás busca determinar as causas da falha.
Apoio e Reparação aos Moradores Afetados
As concessionárias Sabesp e Comgás cadastraram 232 pessoas, que receberam um auxílio emergencial de R$ 5 mil para despesas imediatas. Além disso, algumas famílias foram acolhidas em hotéis. As empresas reforçaram o compromisso de ressarcir integralmente todos os demais danos sofridos pelos moradores.
Equipes da Sabesp e Comgás já iniciaram as reformas das unidades atingidas no bairro que passaram pela vistoria da Defesa Civil.
Nesta quinta-feira (14), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) mapeou 80 imóveis na região para realocar as famílias que perderam suas casas. Cinquenta famílias já foram cadastradas e estão recebendo atendimento. O governo estadual oferece opções como transferência para apartamentos mobiliados da CDHU, aquisição de imóvel via carta de crédito ou auxílio-aluguel.
O governo estadual reiterou que todas as despesas com novas moradias e a reconstrução dos danos causados pelo acidente serão integralmente custeadas pela Sabesp e Comgás.
Fiscalização da Agência Reguladora (Arsesp)
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) solicitou formalmente à Sabesp e Comgás a apresentação dos primeiros esclarecimentos sobre a explosão no Jaguaré. As empresas devem encaminhar as informações solicitadas pela Agência até esta sexta-feira (15).
Esta medida faz parte do processo fiscalizatório instaurado pela Arsesp para apurar as causas do incidente. A documentação fornecida pelas concessionárias será analisada pela Agência, podendo subsidiar a adoção de medidas cabíveis previstas em seus respectivos contratos.









/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/y/O/0JHMurSeCWnCORT3qBbA/led-fundacao-bradesco-15mai26-122334-1-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/0/mEGPzxQDaKwuMjbDUoqQ/captura-de-tela-2025-03-28-172709.png)




/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/9/y/zJYjtiTBKpd5X59LEOMA/img-7041.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/n/v/6V1i4fThyL23NA0g43jQ/captura-de-tela-2025-11-01-203822.png)





