Nota atualizada para correção de informação sobre o comando da federação formada por PP e União Brasil. Diferentemente do que foi publicado inicialmente, o comando do bloco não será exercido pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, mas sim pelos presidentes do União, Antonio Rueda, e do PP, senador Ciro Nogueira. O bloco apoiará a pré-candidatura de Caiado a presidente da República. Segue a nota corrigida:
Após meses de muita articulação, a federação que reunirá o União Brasil e o Progressistas (PP) deve finalmente ser anunciada na próxima terça-feira (29) em um evento em Brasília. Conforme as negociações, o comando do bloco será exercido em conjunto pelos presidentes do União, Antonio Rueda, e do PP, senador Ciro Nogueira. A federação formará a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 107 deputados.
Ficou acordado também que a federação apoiará a pré-candidatura à Presidência da Republica do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União, em 2026.
A notícia circulou na festa de aniversário do presidente do Republicanos, deputado Marcus Pereira (SP), na noite desta quarta-feira (23), onde se reuniu a cúpula do União. Estavam presentes Rueda, Caiado e o prefeito de Goiânia , Sandro Mabel, entre outros.
O encontro ocorreu no mesmo momento em que o União destravou outra negociação, esta para a definição do nome que ocupará o Ministério das Comunicações. Horas antes, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), costurou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a indicação do presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, para chefiar a pasta.
Como mostrou o Valor na semana passada, já havia uma expectativa no fim de semana de que a federação União-PP fosse destravada até o fim do mês. Um dos pontos de impasse, até aquele momento, era justamente sobre quem chefiaria a nova estrutura.