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Por que os homens pararam de usar salto alto ao longo da história?

Redação Por Redação
março 13, 2025
Em Mundo
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Por que os homens pararam de usar salto alto ao longo da história?

Na Semana de Moda de Paris, homens desfilaram com saltos, desde scarpin e botas folgadas na passarela da Vivienne Westwood até os mocassins robustos que o rapper e ator Jaden Smith usou como convidado na Louis Vuitton. Pode parecer um movimento progressista, embora tenha havido uma época em que isso era a norma.

O relacionamento das mulheres com sapatos de salto alto remonta ao século 17, quando se tornou um item essencial em guarda-roupas abastados por sua capacidade de fazer os pés parecerem menores e mais delicados. Mas antes disso, eram usados exclusivamente por homens e eram um sinal de virilidade e alto status social.

Por volta dos anos 1970 e 1980, apesar das melhores tentativas do glam rock de normalizar saltos altíssimos no palco, homens que queriam ganhar altura frequentemente o faziam em segredo, com palmilhas escondidas (às vezes mal) em seus sapatos sociais.

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  • Hoje, as exceções nos tapetes vermelhos e passarelas são frequentemente vistas como uma subversão das normas de gênero, seja nas botas plataforma “Kiss” de salto transparente do estilista Rick Owens, no estilo disco de Jared Leto com saltos brancos ou dourados, ou na vasta coleção de botinas cravejadas e pintadas à mão do músico Prince.

    As limitações ainda persistem: quando o ator Billy Porter lançou uma coleção cápsula de saltos sem gênero com Jimmy Choo em 2021, ele fez sucesso em um grupo ainda muito pequeno de marcas que oferecem sapatos de salto em tamanhos maiores.

    Jared Leto em evento em 2023 • Michael Loccisano/Getty Images

    No entanto, em um mundo onde altura ainda é geralmente considerada uma característica atraente, fazendo com que alguns homens exagerem sua altura em aplicativos de namoro ou — no extremo — se submetam a dolorosas cirurgias de alongamento das pernas, surge a questão: por que os saltos não são mais amplamente abraçados por todos os gêneros?

    Elizabeth Semmelhack, curadora sênior do Bata Shoe Museum em Toronto, que abriga a maior coleção de calçados do mundo, com 4.500 anos de história, aponta para o Iluminismo nos séculos 17 e 18, que mudou radicalmente as ideias sobre a humanidade.

    Durante este período, os filósofos encontraram pontos em comum entre homens de diferentes status socioeconômicos, mas uma crescente divisão de gênero. Os homens eram definidos como ativos, enquanto as mulheres eram vistas como decorativas.

    “São esses conceitos muito codificados e profundamente enraizados de gênero que ainda sentimos hoje”, explicou Semmelhack em uma ligação telefônica com a CNN.

    Importação de saltos

    A pesquisa de Semmelhack traça a origem dos saltos até a Ásia Ocidental do século 10 — embora ela acredite que possam ser muito mais antigos — quando foram projetados para ajudar os cavaleiros a manter seus sapatos nos estribos. Desde o início, os saltos foram usados para indicar status, mas levou séculos para serem importados para a Europa através do comércio com a Pérsia durante o século 16.

    “O conceito do salto estava tão conectado a essas ideias de equitação e, na mente europeia, masculinidade, que é assim que acaba sendo traduzido no calçado ocidental”, explicou Semmelhack.

    No século 17, homens europeus ricos usavam dois tipos de saltos: couro empilhado (o tipo visto em botas práticas de montaria) e coberto com couro (para estilos mais luxuosos da corte). Este último acabou migrando para o vestuário feminino, visto hoje em stilettos e saltos kitten, enquanto o couro empilhado permanece popular em botas de cowboy e sapatos sociais.

    Na época, saltos mais altos denotavam status mais elevado para os homens, já que eram impraticáveis para longas caminhadas ou trabalho. Uma das representações mais famosas de saltos ornamentados para homens pode ser vista no retrato de estado de Louis XIV por Hyacinthe Rigaud, de 1701.

    Retrato do rei da França Louis XIV, por Hyacinthe Rigaud, de 1701 • Universal History Archive/Universal Images Group via Getty Images

    O monarca francês está resplandecente em trajes dourados e azuis com flores-de-lis e meias brancas, e usando delicados sapatos brancos com saltos vermelhos. Conhecidos como “les talons rouges” em francês, os saltos vermelhos eram um símbolo de status real que o rei limitava a um seleto grupo de nobres, segundo o Museu J. Paul Getty, onde a pintura está abrigada.

    Outras obras da época mostram nobres mulheres em anáguas que obscureciam os sapatos, enquanto os homens estendiam suas pernas para exibir seu cobiçado calçado. (Séculos depois, o designer francês Christian Louboutin comercializou suas solas laqueadas de vermelho com efeito similarmente luxuoso).

    Definindo padrões de gênero

    Apesar dos atributos associados à altura masculina atualmente, as características elevadas dos saltos não foram um fator em sua popularidade, segundo Semmelhack.

    A altura e a masculinidade ainda não estavam entrelaçadas, mas as mulheres se tornaram suas únicas usuárias devido a “um novo padrão de beleza feminina, que eram os pés pequenos”, ela explicou. “O salto alto se torna uma ferramenta na moda feminina para elevar a maior parte dos pés das mulheres sob suas saias para fazer seus pés parecerem o menor possível, e o posicionamento do salto é muito empurrado para frente, permitindo que deixem pegadas muito pequenas.”

    Uma vez que os saltos cobertos de couro desapareceram da moda masculina, eles não retornaram. No final do século 18, uma ampla e sóbria reformulação do vestuário masculino ocidental viu os homens se afastarem de cores vibrantes, têxteis luxuosos, variações em silhuetas e adornos supérfluos — um ponto de virada posteriormente caracterizado como a “Grande Renúncia Masculina” pelo psicólogo britânico John Carl Flügel.

    Enquanto os homens se voltavam para roupas práticas e menos frívolas, seus saltos também permaneceram sensatos — mas não para as mulheres, cujas alturas dos saltos foram imbuídas de complexas implicações sociais e políticas a cada meio centímetro adicionado ou subtraído. Esse aspecto tem sido explorado por artistas drag e pela cultura ballroom queer, onde os saltos intensificam o drama e a performance.

    “Uma vez que os saltos são completamente feminizados, eles se tornam um ícone da irracionalidade feminina. Da mesma forma, tornam-se um ícone da desejabilidade feminina”, disse Semmelhack. “E assim, você acaba com uma faca de dois gumes.”

    Os homens também enfrentam padrões duplos: apesar dos atributos positivos associados às alturas maiores, o homem médio mundial tem menos de 1,73m. Alguns líderes mundiais e figuras públicas mantiveram a ilusão com elevadores de sapatos, plataformas e até multidões estrategicamente posicionadas mais abaixo, indo a grandes extremos por um pouco mais de altura.

    Os saltos podem ser uma solução mais elegante, mas o tabu permanece — apesar do fato de que muitos estilos de salto vistos como ousados em homens não são realmente femininos, observou Semmelhack.

    “As pessoas falam sobre isso como algo super transgressor de gênero”, disse ela. “Mas será que é mesmo, ou é apenas uma reclamação das modas masculinas históricas do passado?”

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