A Comissão Federal de Comércio (FTC, da silga em inglês) americana anunciou ter aprovado a compra do grupo de publicidade The Interpublic Group (IPG) pelo Omnicom Group, por US$ 13,5 bilhões, com restrições que envolvem um acordo para impedir práticas anticompetitivas, informou a comissão nesta segunda-feira (23).
A FTC informou ter aceitado uma “ordem de consentimento” que impedirá “uma potencial coordenação anticompetitiva da Omnicom em negociações com veículos de mídia” envolvendo preços, posicionamento de anúncios e patrocínios, além de auxiliar anunciantes na execução de campanhas publicitárias.
“A Omnicom e a IPG são a terceira e a quarta maiores agências de compra de mídia publicitária dos EUA”, destacou a FTC. “Juntas, elas serão a maior agência de publicidade de compra de mídia do mundo.”
A FTC alega que as agências de publicidade tomaram decisões coordenadas de não anunciar em determinados sites e aplicativos.
“A coordenação entre as agências de publicidade pode reduzir as receitas publicitárias de determinados veículos de mídia, forçando-os a reduzir a quantidade de conteúdo que podem oferecer aos seus próprios consumidores e o investimento em seus sites”, diz a FTC em comunicado.
Os termos da ordem de consentimento proposta pela FTC impedem “a Omnicom de negar verbas publicitárias a veículos de mídia com base em seu ponto de vista político ou ideológico, exceto mediante orientação expressa e individualizada dos clientes anunciantes da Omnicom”, informou a comissão.
“Sites e outras publicações que dependem de publicidade são essenciais para o fluxo do comércio e da comunicação do nosso país”, disse o diretor do Departamento de Concorrência da FTC, Daniel Guarnera, em comunicado.
“A coordenação entre agências de publicidade para suprimir gastos com publicidade em publicações com pontos de vista políticos ou ideológicos desfavoráveis ameaça distorcer não apenas a concorrência entre agências de publicidade, mas também a discussão e o debate públicos”, completou Guarnera.
A negociação entre as multinacionais americanas foi anunciada em dezembro por meio de troca de ações.
A partir de hoje, a ordem de consentimento está sujeita a um período de comentários públicos de 30 dias para, então, a aceitação final pela FTC.
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A Comissão Federal de Comércio (FTC, da silga em inglês) americana anunciou ter aprovado a compra do grupo de publicidade The Interpublic Group (IPG) pelo Omnicom Group, por US$ 13,5 bilhões, com restrições que envolvem um acordo para impedir práticas anticompetitivas, informou a comissão nesta segunda-feira (23).
A FTC informou ter aceitado uma “ordem de consentimento” que impedirá “uma potencial coordenação anticompetitiva da Omnicom em negociações com veículos de mídia” envolvendo preços, posicionamento de anúncios e patrocínios, além de auxiliar anunciantes na execução de campanhas publicitárias.
“A Omnicom e a IPG são a terceira e a quarta maiores agências de compra de mídia publicitária dos EUA”, destacou a FTC. “Juntas, elas serão a maior agência de publicidade de compra de mídia do mundo.”
A FTC alega que as agências de publicidade tomaram decisões coordenadas de não anunciar em determinados sites e aplicativos.
“A coordenação entre as agências de publicidade pode reduzir as receitas publicitárias de determinados veículos de mídia, forçando-os a reduzir a quantidade de conteúdo que podem oferecer aos seus próprios consumidores e o investimento em seus sites”, diz a FTC em comunicado.
Os termos da ordem de consentimento proposta pela FTC impedem “a Omnicom de negar verbas publicitárias a veículos de mídia com base em seu ponto de vista político ou ideológico, exceto mediante orientação expressa e individualizada dos clientes anunciantes da Omnicom”, informou a comissão.
“Sites e outras publicações que dependem de publicidade são essenciais para o fluxo do comércio e da comunicação do nosso país”, disse o diretor do Departamento de Concorrência da FTC, Daniel Guarnera, em comunicado.
“A coordenação entre agências de publicidade para suprimir gastos com publicidade em publicações com pontos de vista políticos ou ideológicos desfavoráveis ameaça distorcer não apenas a concorrência entre agências de publicidade, mas também a discussão e o debate públicos”, completou Guarnera.
A negociação entre as multinacionais americanas foi anunciada em dezembro por meio de troca de ações.
A partir de hoje, a ordem de consentimento está sujeita a um período de comentários públicos de 30 dias para, então, a aceitação final pela FTC.
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