Depois de isentar vários produtos de alta tecnologia de novas tarifas pesadas, a Casa Branca diz que o presidente Donald Trump continua a incentivar as empresas a transferir a produção para os Estados Unidos.
“O presidente Trump deixou claro que os Estados Unidos não podem depender da China para fabricar tecnologias críticas, como semicondutores, chips, smartphones e laptops. É por isso que o presidente garantiu trilhões de dólares em investimentos americanos das maiores empresas de tecnologia do mundo, incluindo Apple, TSMC e Nvidia. Sob a orientação do presidente, essas empresas estão se esforçando para transferir sua produção para os Estados Unidos o mais rápido possível”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, em um comunicado.
A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA publicou um aviso ontem à noite informando que smartphones, monitores de computador e diversas peças eletrônicas estão entre os produtos isentos. Isso pode ser uma ótima notícia para gigantes da tecnologia americanas como a Apple, que baseia cerca de 90% da produção e montagem de seus iPhones na China.
“O presidente declarou que automóveis, aço, produtos farmacêuticos, chips e outros materiais específicos serão incluídos em tarifas específicas para garantir que as tarifas sejam aplicadas de forma justa e eficaz”, disse um funcionário da Casa Branca.
A autoridade disse que Trump em breve encomendaria um estudo sobre os efeitos da importação de semicondutores na segurança nacional.