
Técnica do ‘cérebro podre’: alunos usam app que transforma textos longos em vídeos curtos
Vídeos de influenciadores digitais são o formato mais visto por crianças e adolescentes brasileiros na internet. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025, divulgada nesta quarta-feira (22), 46% dos usuários de 9 a 17 anos assistem a esse tipo de conteúdo várias vezes ao dia.
Em seguida, aparecem séries, filmes e programas (35%), tutoriais (29%) e vídeos de pessoas jogando videogame (23%).
O estudo, realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostra também dados específicos da faixa etária de 11 a 17 anos. Estes são os tipos favoritos de vídeo deles:
66%: de pessoas abrindo embalagens;
65%: de tutoriais ;
61%: de produtos recebidos de marcas;
54%: de visitas a lojas ou eventos;
53%: de divulgação de jogos de apostas;
52%: de desafios com marcas;
39%: de sorteios ou concursos.
📱Metade pediu aos pais algum produto após ver propaganda
Criança mexe em um smartphone enquanto ouve música com fones de ouvido
Anne-Sophie Bost/AltoPress/PhotoAlto
Uma das consequências da exposição excessiva a redes sociais é o contato constante com publicidade. Mais da metade dos usuários de 11 a 17 anos afirmou ter visto propaganda digital em diferentes plataformas:
Redes sociais: 55%
Sites de vídeo: 52%
Televisão: 52%
Jogos on-line: 26%
Do total, 51% pediram algum produto após ver propaganda na internet. As preferências variam por gênero:
Meninas: 33% pediram materiais escolares, e 20%, livros, revistas e gibis;
Meninos: 27% pediram jogos ou videogames, e 15%, moedas virtuais para jogos.
Além disso, 63% pesquisaram produtos na internet e 44% buscaram informações sobre marcas no último ano.
🖥️85% dos usuários têm perfil em ao menos uma plataforma digital
O WhatsApp é a plataforma mais usada “várias vezes ao dia” por crianças e adolescentes, seguido por YouTube, Instagram e TikTok:
WhatsApp: 53% (várias vezes ao dia) e 15% (todos os dias ou quase todos)
YouTube: 48% (várias vezes ao dia)
Instagram: 48% (várias vezes ao dia) e 11% (todos os dias ou quase todos)
TikTok: 46% (várias vezes ao dia) e 11% (todos os dias ou quase todos)
O estudo mostra ainda que 85% dos usuários de 9 a 17 anos possuem perfil em pelo menos uma plataforma digital. A proporção cresce com a idade:
64% entre 9 e 10 anos;
79% entre 11 e 12 anos;
91% entre 13 e 14 anos;
99% entre 15 e 17 anos.
🖱️Celular vence TV entre os dispositivos mais usados
O levantamento aponta que 92% da população de 9 a 17 anos usa internet, o que equivale a 24,5 milhões de crianças e adolescentes — proporção estável em relação à edição anterior.
O celular continua sendo o principal meio de acesso (96%), seguido por:
Televisão: 74%
Computador: 30%
Videogame: 16%
Dispositivos vestíveis ou assistentes pessoais: 7% cada
Pela primeira vez, a pesquisa investigou a frequência de uso dos aparelhos:
74% usam o celular várias vezes ao dia
35% assistem à TV diariamente
8% usam computador de mesa ou portátil todos os dias
📶Atividades on-line: trabalhos escolares dominam uso
As atividades mais comuns continuam ligadas à escola e à busca de informações:
81% pesquisaram para trabalhos escolares
70% buscaram informações sobre temas de interesse
48% leram ou assistiram notícias
31% procuraram informações sobre saúde
A criação de conteúdo também é expressiva:
33% produziram vídeo, música ou imagem e postaram;
20% escreveram e publicaram ideias ou pensamentos.
⌨️65% dos usuários de 9 a 17 anos usaram IA generativa
Pela primeira vez, a TIC Kids Online analisou o uso de inteligência artificial generativa (IA) por esse público:
59% usaram IA para pesquisas escolares ou estudos;
42% para buscar informações;
21% para criar conteúdo;
10% para conversar sobre emoções.
No total, 65% dos usuários de 9 a 17 anos usaram IA generativa para alguma dessas finalidades.
O uso é mais frequente entre adolescentes de 15 a 17 anos do que entre crianças de 9 a 10 anos — por exemplo, 68% contra 37% no caso das pesquisas escolares.
Source link
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/W/V/EXCAsBSBmr2kLADAu3WQ/adobestock-294385361-1-.jpeg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/9/BtXhnJSVKVojUebdI42g/pericia-metanol-4-.jpeg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/r/E/ijLjuhQxyjLoIYlSZI8A/whatsapp-image-2024-04-18-at-08.50.02-1-.avif)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/y/T/du3vC6TKuTHFhGyQV6Mw/foto-4.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/r/D/Pv6HiZT1mkVgBAmW2jnA/merenda-escolar-fortaleza.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/w/w/kpoXODSzGd9LVOl6freQ/cartas.01-frame-1183.jpeg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Y/A/wAuSR2T8qtQu3B7yamng/2025-10-29t120243z-1265718824-rc2klhagnwwd-rtrmadp-3-brazil-violence.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/i/h/jF3Lf5Rk6NoQ2KGMmJyA/globo-canal-4-20251029-2000-frame-51351.jpeg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/N/i/4BHfbZRmyA9JmLqoJ8hg/d8ac54e6-5534-40e2-9882-c3146b208194.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Y/Y/cRrXhUTNKjXkak6avLUg/foto-no-tamanho-home-16-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/A/d/XhyMbSS22he0tbDPwEVg/design-sem-nome-40-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/M/A/iAKNuuQUGmbGBWJ1gItg/design-sem-nome-31-.jpg)
/http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/12/01/b67580921_credito__anne-sophie_bost_photoalto.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/m/z/C3tliqTc2z4IIq1SL8RQ/2149266797.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/U/h/3OtsCHR1OKJfkjdvricw/whatsapp-image-2023-10-24-at-15.37.20-1-.jpeg)




