Não há nada que uma boa noite de sono não resolva, certo? Quem segue – na própria rotina ou por meio dos conteúdos de redes sociais – a tendência morning shed sabe que, quando se trata de estética, nada é tão simples. As adeptas dessa trend têm uma rotina extensa de cuidados noturnos – muitos sem comprovação científica –, que pode incluir selar os lábios para preservar o contorno do rosto, usar placas clareadoras nos dentes, colocar toucas no cabelo para acordar com os fios modelados, colar patches nas olheiras, na testa e no pescoço para prevenir rugas e linhas finas, além, é claro, de uma rotina de skincare que inclui ácidos, séruns e máscaras.
Não se trata apenas de vaidade, mas de um reflexo direto da lógica do autocuidado e consumo nas redes sociais, que vende o ideal de beleza como uma performance contínua – no TikTok, a busca por “botox” acumula 1,8 milhão de publicações. As redes sociais têm peso importante na equação: uma pesquisa feita pelo grupo L’Óreal com 9 mil pessoas de cinco países, inclusive o Brasil, constatou que 87% das mulheres comparam seus rostos e corpos com os que observam nas redes sociais. Para o dermatologista André Braz (CRM 52634239), a questão ganhou força no ambiente online. “Começamos a ver casos de hipercorreção e rostos com muito volume. No pós-pandemia, um senso de urgência na busca por resultados favoreceu o cenário de estafa e burnout que vemos agora”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_5dfbcf92c1a84b20a5da5024d398ff2f/internal_photos/bs/2025/L/Z/YJ6WrYSe6gqYuGLmrvjQ/gettyimages-2134263131.jpg)
Esse sentimento descrito pelo profissional vem ganhando cada vez mais espaço nas conversas, já que, para mulheres, o momento de se cuidar, que deveria ser de paz e relaxamento, virou sinônimo de insatisfação e frustração por não levar a resultados imediatos. “Muitas pessoas buscam preencher algo interno, que não será alcançado pela autoimagem”, analisa a dermatologista Bruna Bravo (CRM 732745-RJ)
Na contramão desses comportamentos, os mercados de skincare e procedimentos estéticos viram crescer o interesse de parte das consumidoras por soluções mais minimalistas, capazes de entregar resultados sob medida e que respeitam a arquitetura de cada rosto. Dados do Google Trends mostram que nos últimos dois anos a pesquisa por termos como “tirar”, “desfazer” e “reverter” harmonização facial cresceu mais de 90% no país, o que sugere que o exagero ficou para trás. O relatório Beauty Forward 2025, da consultoria WGSN, apontou o skinimalismo – uma abordagem que preza pelo menos é mais – como grande tendência de beleza do ano, junto do biohacking. Trata-se da união de tecnologia e ciência para criar produtos com abordagem regenerativa que potencializam o funcionamento do corpo.
É nessa direção que a Skinceuticals, do grupo L’Óreal, tem escolhido seguir. Para aumentar a oferta desse tipo de skincare, eles acabam de lançar o HA Intensifier Multi-Glycan, um sérum preenchedor facial de alta tecnologia e formulação exclusiva que promete trazer resultados similares a um preenchimento injetável com ácido hialurônico de forma natural*. Diferentemente dos outros produtos similares do mercado, que combinam diferentes tipos de ácido hialurônico, o HA Intensifier Multi-Glycan é formulado com cinco ingredientes ativos que trabalham sinergicamente para preencher a pele, repor o volume natural do rosto e definir o contorno, com resultados comprovados por estudos clínicos do Grupo L’Óreal. “Tentamos extrair a maior potência dos ativos. No caso do ácido hialurônico, fomos além da hidratação e pensamos em uma formulação que age de forma mais completa. Ela é capaz de repor hidratação da pele de forma imediata e ainda estimular a produção endógena de novas moléculas desse importante componente da pele a médio prazo”, detalha a head de expertise científica da marca, Nathalia Harnam.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_5dfbcf92c1a84b20a5da5024d398ff2f/internal_photos/bs/2025/g/n/v70hjtQVeP5Rql1vYwDA/2.jpg)
A fórmula conta um complexo preenchedor composto por Proxylane™, um ativo patenteado da Skinceuticals que promove firmeza, e fermento pós-biótico, que aumenta os níveis de moléculas responsáveis por dar estrutura à pele. Os estudos proprietários do grupo mostraram que a ação do sérum se assemelha à de um preenchedor de ácido hialurônico, mas garante naturalidade e respeita as características da pele. Durante a fase de testes, a aplicação do produto por 12 semanas, duas vezes ao dia, resultou em um aumento de volume nas bochechas de até 0,69 ml de cada lado – mais do que uma seringa (1 ml) de preenchimento injetável faria.
“Ao longo do tempo, perdemos volume e densidade de pele, o que a torna mais propícia para rugas e linhas finas. Ao volumizá-la, aumentamos essa espessura dérmica e a deixamos mais saudável”, explica Bruna. A fim de comprovar os benefícios do produto na otimização e potencialização de procedimentos injetáveis, ela se juntou aos também dermatologistas André Braz e Daniel Coimbra no comando de um estudo clínico de eficácia. A experiência permitiu que eles avaliassem de perto cada etapa e mensurassem o resultado alcançado. “Quando você associa um produto injetável de ácido hialurônico com esse tópico, você tem uma ação sinérgica tanto de resultado estético como de duração”, explica André, que finaliza: “Esse é o futuro: skincare de qualidade que melhora os procedimentos minimamente invasivos, prolongando seu efeito.”
*0,69 ml e 0,84 ml de melhora de volume nas bochechas esquerda e direita (respectivamente), medidos por meio de uma análise de volume 3D ao longo de 12 semanas de uso duas vezes ao dia. 5cc de preenchimento por bochecha (uma seringa no total) é comumente usado como um ponto de partida mínimo para restaurar o volume da bochecha. Consulte seu dermatologista antes de associar produtos a procedimentos estéticos. Uso tópico em pele íntegra.