Um estudo da plataforma de pesquisa Opinion Box, realizado nos Estados Unidos, indicou que o sucesso das séries da Netflix como Drive To Survive e Senna, voltada para os bastidores da Fórmula 1 e da biografia do piloto, fizeram com que o público norte-americano “descobrisse” o brasileiro Ayrton Senna. Foram ouvidas 1.532 pessoas, e 41% delas disseram que descobriram o piloto há menos de um ano; já 57% dos americanos declararam que já tinham conhecimento sobre o brasileiro. Desse universo, praticamente metade disse que passou a conhecer o piloto por meio das séries lançadas pela Netflix.
“No mercado é nítido o impacto que Senna teve na geração que hoje tem entre 40 e 70 anos. Existe um nicho todo que se apaixonou pela modalidade através da torcida por ele, e que segue apaixonada até hoje, muito tempo depois”, aponta Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência de experiências esportivas e que comercializa pacotes para o GP de São Paulo.
“A idolatria pelo Ayrton Senna segue firme e crescente. Atravessa gerações e conquista fãs que nem o viram correr, com o ótimo trabalho do Instituto Ayrton Senna, de ações e cuidado com a marca, que até hoje trazem o público para perto do ídolo. Além disso, todo o entorno da F1 segue investindo na conquista de novas audiências através de diversas plataformas de social media com conteúdo formatado sob medida para cada uma”, complementa Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
Com o sucesso, a Netflix avalia entrar na disputa pelos direitos de transmissão da Fórmula 1 nos Estados Unidos, a partir da temporada de 2026. Atualmente, a detentora oficial no país é a ESPN, mas o contrato vai apenas até dezembro deste ano. A informação foi inicialmente revelada pela agência Reuters.
“A entrada da Netflix nos streamings esportivos marca um momento emblemático tanto para a marca quanto para a ascensão da modalidade. É um reflexo do crescente interesse global pelo esporte, abrindo novas portas para a visibilidade e valorização do futebol feminino em uma plataforma de alcance de massa”, aponta Danielle Vilhena, diretora de projetos e operações de marcas da agência End to End.
“O grande sucesso que está passando a Fórmula 1 é o resultado da transformação de um negócio de esportes em entretenimento e de sua estratégia de marketing que se orientou para o digital e para as mídias sociais. Hoje vejo um relacionamento direto com os fãs e as ações digitais altamente estruturadas, que trazem todo o público para perto com alta dose de entretenimento”, avalia Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, e que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte.