A ginasta já conquistou uma bronze por equipes e outra prata no individual geral. A medalha deste sábado (3) é a terceira de Rebeca em Paris e a quinta em Olimpíadas. Rebeca Andrade conquista medalha de prata no salto nas Olimpíadas de Paris
A ginasta Rebeca Andrade conquistou a medalha de prata no salto, a terceira dela em Paris 2024.
Quando uma era anunciada, a outra já estava pronta para entrar em cena também. Os sorrisos constantes talvez disfarçassem o nervosismo de uma final. Mas a concentração era absoluta. Para executar movimentos complexos e perigosos.
Para tentar vencer Rebeca Andrade, campeã olímpica e mundial do salto, Simone Biles treinou uma acrobacia com o grau de dificuldade mais alto dessa prova. Chamado de “Biles 2”, o movimento rendeu à americana uma nota 15.700. Muito alta. Exercício tão difícil que Simone, depois, disse que essa foi a última vez que ela o apresentou em uma competição.
Rebeca Andrade ganha prata no salto e iguala recorde dos maiores medalhistas do Brasil nos Jogos Olímpicos
Reprodução/TV Globo
O segundo salto também foi excelente. Mereceu uma celebração, por ter dado tudo certo. Mas ainda era preciso esperar pela exibição da brasileira, que saltaria em seguida, com a chance de conquistar o ouro.
Só que a matemática jogava contra. Depois de Simone Biles ter acertado os dois saltos, seria muito difícil ultrapassá-la. Rebeca fez o melhor que pôde. E o melhor dela rendeu uma nova marca histórica.
Biles ganhou ouro no salto
Reprodução/TV Globo
Era dia de todas por uma. E a vibração das ginastas brasileiras na arquibancada era a certeza de um trabalho bem feito.
Os saltos de Rebeca valeram a prata. Terceira medalha dela em Paris, depois do bronze por equipes e da prata no individual geral. Quinta medalha de Rebeca em Olimpíadas. Ela iguala Torben Grael e Robert Scheidt da vela, os maiores medalhistas olímpicos do Brasil.
“Eu estou muito orgulhosa por estar colocando mais uma medalha na história e sendo tão grande assim para o meu país. E também para o meu esporte”, relata Rebeca.
No pódio, Simone, Rebeca e a americana Jade Carey, que ficou com o bronze. Depois da cerimônia, depois do terceiro ouro em Paris, Biles elogiou a brasileira. Disse que a Rebeca é muito incrível, uma atleta incrível, uma pessoa incrível.
“Então competir aqui é uma honra”, diz Biles.
Rebeca Andrade e Biles no pódio
Reprodução/TV Globo
As duas maiores ginastas da atualidade ainda vão disputar mais duas finais, na segunda-feira (5). Na trave e no solo, aparelho em que a Rebeca pode competir pela última vez na carreira. Rebeca, vai retocando a maquiagem porque a rotina de subir no pódio não acaba por aqui.
Repórter: Então, vamos deixar marcado. Segunda-feira a gente se encontra aqui na zona mista com mais medalhas.”
“Se Deus quiser”, afirma Rebeca.
Rebeca Andrade ganha prata no salto e iguala recorde dos maiores medalhistas do Brasil nos Jogos Olímpicos
Reprodução/TV Globo