A atriz interpretou a Bruxa Má, papel de Cynthia Erivo no filme “Wicked”, ao lado de Ariana Grande Com o sucesso do filme Wicked, estrelado por Cynthia Erivo e Ariana Grande, veio à tona curiosidades sobre o universo do Mágico de Oz. Isso porque o musical traz a história não contada sobre a Bruxa Má do Oeste (Elphaba, vivida por Cynthia) e a Bruxa Boa (Glinda, interpretada por Ariana).
E você sabia que a atriz Margaret Hamilton, que deu vida à bruxa verde, sofreu um grave acidente no ste do filme de 1939?
De acordo com o historiador John Fricke, especialista em Oz e autor de livros sobre o tema, o acidente aconteceu quando a atriz filmava uma cena com a personagem Dorothy, de Judy Garland. Após fazer ameaças, a bruxa desaparece em uma nuvem de fumaça vermelha e fogo.
Fricke diz que a atriz foi instruída a ficar em uma plataforma de elevador construída no chão da estrada de tijolos amarelos, que a abaixaria (junto com a vassoura que ela segurava) enquanto a fumaça vermelha nublava sua saída. Uma vez que ela estivesse completamente abaixada abaixo do cenário, a equipe lançaria fogo através de aberturas no chão.
“Eles ensaiaram tudo uma manhã e conseguiram na primeira tomada. Maggie disse a fala, ela girou, ela chegou ao elevador, a fumaça subiu, eles a jogaram pelo chão, o fogo subiu perfeitamente e houve muita exultação no set”, conta ele à People.
“Mas então chegou a hora do almoço, e todos eles foram embora. E como Maggie costumava dizer, quando todos voltavam depois do almoço, estavam um pouco menos atentos, menos focados do que estavam pela manhã. E houve falhas toda vez que tentavam fazer uma segunda tomada”, continua.
Foi então que veio a falha e o fogo acabou atingindo atriz. “O cabo da vassoura estava próximo ao lado do rosto dela e perto da mão direita. E o resultado foi que ela teve queimaduras de segundo grau no rosto e queimaduras de terceiro grau na mão”, conta.
Fricke diz que os membros da equipe disseram que precisavam limpar sua pele imediatamente para que a maquiagem verde potencialmente tóxica, que continha cobre, não penetrasse na ferida.
“‘Sra. Hamilton, temos que tirar essa maquiagem de você. Verde é tóxico e o cobre queimará sua pele e a desfigurará se não limparmos cada pedacinho do seu rosto'”, disseram eles, de acordo com Fricke, que fez amizade com a atriz na década anterior à sua morte.
“E eles pegaram o álcool isopropílico e limparam seu rosto e sua mão. E eu a ouvi contar essa história muitas vezes”, conta ele, afirmando que a atriz gritava de dor. “Ela disse: ‘Eu nunca, enquanto eu viver, esquecerei a dor deles esfregando álcool nessas duas queimaduras'”, lembra Fricke.
“Pelo que Maggie costumava dizer, ela se queimou porque as chamas mais próximas saltaram instantaneamente do cabo de vassoura em sua mão — e da gaze que saía de seu chapéu — para seu rosto e mão”, explica ele. “Era um poço de elevador muito pequeno e as saídas de fumaça e fogo estavam imediatamente ao redor de sua abertura. E ela se queimou tanto quanto qualquer outra pessoa se queimaria ao ser pega em tal explosão de fogo”, continua.
A atriz se recuperou por seis semanas e voltou para terminar de filmar o papel. Após as filmagens, no entanto, ela permaneceu meses com a pele esverdeada, já que a pele absorveu um pouco da tinta.
Apesar de tudo isso, Margaret considerou fazer o filme uma experiência positiva. “Ela amou. Ela tinha muito orgulho dele até o dia em que morreu”, conta o amigo. A atriz morreu em 1985, aos 82 anos.
Cynthia Erivo e Ariana Grande em “Wicked”
Cortesia de Giles Keyte/Universal Pictures
Cynthia Erivo em “Wicked”
Cortesia de Giles Keyte/Universal Pictures
Cynthia Erivo e Ariana Grande
Getty Images