O mercado imobiliário de Curitiba acaba de ganhar um atrativo para investidores do House Flipping. A estratégia, bastante consolidada em alguns países da Europa e também nos Estados Unidos, é voltada, sobretudo a áreas cujo metro quadrado dos lançamentos imobiliários está em patamares muito elevados e há uma crescente demanda pela compra de imóveis para moradia ou mesmo para investimento e, ao mesmo tempo, imóveis antigos, bem localizados, porém, desatualizados.
De olho nessa tendência, a Cibraco, com mais de 80 anos de experiência no mercado e uma carteira com mais de 2 mil imóveis, aliou-se à co.flipping, com mais de 15 anos de experiência na construção civil, e à co.investe, uma empresa que conecta investidores a ativos reais, nesse caso ao mercado imobiliário, e, com essa tríade, apresentam a Atualiza.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
O objetivo inicial é angariar apartamentos de 2 ou 3 quartos, nos bairros onde há grande procura por imóveis, como Água Verde, Juvevê, Bigorrilho, entre outros. Muitos desses imóveis antigos possuem algumas características que já não se encontram em empreendimentos mais novos, como dimensões maiores dos cômodos, entretanto, precisam ser atualizados para serem mais atrativos para a venda. É nesse aspecto que a Atualiza irá focar, ressignificando os imóveis pelo processo do House Flipping, maximizando a rentabilidade e acelerando a venda.
Sidney Axelrud, presidente da Cibraco, e há quase 50 anos no mercado imobiliário, acredita muito no potencial de cada imóvel e nas histórias que são construídas dentro de cada um deles. “Assim como nossa empresa é antiga, temos muitos imóveis antigos em nossa carteira, com bastante potencial, mas que necessitam de uma ressignificação. Além disso, há o potencial comercial bastante grande que os imóveis retrofitados trazem e a tendência de aumento da procura por este produto em Curitiba”, afirma.
A Atualiza, por meio da co.flipping, usa pesquisas de mercado para definir a melhor estratégia de valorização de um imóvel. “Junto com nossos parceiros desenhamos um projeto harmonioso com o objetivo de agregar valor a um imóvel, salientando os potenciais presentes. As intervenções buscam ir além do efeito estético, mas se preocupam em desenvolver um produto de qualidade superior para que a percepção de qualidade seja notada, sobretudo por um futuro comprador, seguindo os padrões atuais de mercado”, conta André Gabinio, arquiteto e urbanista.
Cada imóvel possui sua própria história, suas particularidades e características, elas merecem ser compreendidas e preservadas em alguns momentos. “Algumas dessas características dizem respeito à arquitetura, à localização e a fatores como vista e insolação. Mas sabemos que cada pessoa é única e que há diferentes gostos para cada um delas. Dessa forma, buscamos criar um ambiente atraente e agradável preparando aquele imóvel para o futuro com um novo proprietário”, complementa o engenheiro civil Alberto Costa.
Cada projeto vai permitir o emprego de uma série de soluções e a reforma busca dar preferência ao aproveitamento de materiais em bom estado já empregados, ao melhor aproveitamento da luz e ventilação natural e aos ganhos de eficiência pela troca de equipamentos mais modernos, como lâmpadas e aquecedores, que garantem um menor consumo de energia. Com a grande vantagem do proprietário não precisar se preocupar com nenhuma etapa da obra nem com prestadores de serviço, tudo será estudado, projetado, executado e acompanhado pela empresa. Atualizar um imóvel significa empregar as melhores soluções em termos de técnicas e materiais buscando-se também reduzir desperdícios, deixando-o pronto para morar, precisando apenas de cada toque pessoal para a finalização.
Investir em House Flipping oferece não apenas a segurança de um investimento em um ativo real, mas ajuda na diversificação de investimentos e traz uma boa rentabilidade conforme o projeto. “O mercado imobiliário está bastante aquecido e investir em imóveis é parte dos planos de muitos brasileiros. Seja para alcançar o objetivo de uma casa própria ou como estratégia de investimento e construção de patrimônio, comprar imóveis sempre foi visto como uma forma segura de aplicar dinheiro. Com a escassez de novos lançamentos e o crescimento muito acelerado do preço de venda destes, associado a essa grande demanda por imóveis, o House Flipping tende a ser uma ótima estratégia”, explica a especialista em investimentos da co.investe, Camila Izique.
“Acredito que temos um grande diferencial que é estarmos dentro do mercado imobiliário há varias e varias décadas. Temos entrada em diversos canais, os quais nos permitem ter acesso a imóveis com potencial que ainda não foram descobertos. Além disso, temos clientes interessados no produto, seja para moradia ou para investimento. A escolha de parceiros como a co.investe e a co.flipping foi feita com muito cuidado, para termos ao nosso lado quem é realmente competente na área”, comenta Diana Axelrud, diretora de marketing da Cibraco.