Ao longo do mês, foram apenas 5 milímetros de chuva registrados no sistema que abastece a região. Pluviometria em setembro foi 90,7% menor que a do ano passado. Nesta segunda, o Sistema Produtor do Alto Tietê operava com 46,5% da capacidade. Parte do Sistema Alto Tietê, barragem Jundiaí, em Mogi das Cruzes, está com volume alto
José Antônio de Assis/TV Diário
O volume de chuva acumulada em setembro foi o menor para o mês em 20 anos no Sistema Produtor Alto Tietê (Spat), segundo dados do Portal dos Mananciais da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Até a manhã desta segunda-feira (30), foram apenas 5 milímetros de precipitação ao longo do mês, sendo que a média histórica é de 60,3 milímetros.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Em relação ao ano passado, quando choveu 54,2 milímetros no mês, a pluviometria neste setembro teve queda de 90,7%.
Nos nove primeiros meses do ano, apenas em três deles o volume de chuvas ficou acima da média histórica. Segundo os dados da Sabesp, este fato ocorreu em fevereiro, março e agosto.
Nesta segunda, o Sistema Produtor do Alto Tietê opera com 46,5% da capacidade, índice abaixo dos 53,7% da mesma data em 2013, ano que precedeu a crise hídrica da última década. Das cinco represas que integram o Spat, três delas operam abaixo dos 50%.
Nível de água nas represas do Alto Tietê em 30 de setembro
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
Incêndio atinge prédio na Rocinha
Ninguém ficou ferido. Incêndio na Rocinha Betinho Casas Novas/TV Globo Um incêndio atingiu um prédio de 4 andares no Largo...