“Muita gente pesquisa sobre minha carreira, idade, família, e claro, meu corpo. Sempre foi um tema comentado”, diz a atriz Deborah Secco. Em paralelo a essa afirmação, um dado pujante: um estudo realizado pela consultoria McKinsey em 2024 aponta que cada mulher passa, em média, nove anos de sua vida com problemas de saúde, o que afeta sua capacidade de estar presente em casa, no trabalho e em comunidade, e reduz também seu potencial de ganho financeiro. Esse conjunto revela que o corpo feminino tem destaques diferentes quando é pesquisado pela sociedade e pela ciência: socialmente,o corpo feminino é tema de suma importância, mas quando falamos de estudos científicos que visem à diminuição da lacuna de saúde entre os gêneros, a relevância não é tanta.
É nesse cenário que o Grupo Boticário – um dos maiores grupos de beleza do mundo, presente em mais de 40 países e dono de 14 marcas, como O Boticário, Eudora, Vult, Quem Disse, Berenice?, O.U.I e Beleza na Web, entre outras — lança o movimento #PesquiseMeuCorpo, que desperta a reflexão sobre a importância de estudar o corpo feminino nas suas diferentes fases. “Buscamos uma mudança concreta na forma como o corpo é compreendido e tratado na sociedade. Queremos incentivar a valorização da essência e da individualidade da mulher, respeitando seus ciclos e fases. Por que monitorar e julgar quando podemos compreender, estudar e cuidar?”, diz a CMO do Grupo Boticário, Renata Gomide.
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O projeto promove o lançamento do Centro de Pesquisa da Mulher, que contará com quatro frentes de atuação. “Queremos ser ainda mais especialistas e evoluir no conhecimento sobre as particularidades dos ciclos das mulheres ao longo da vida para desenvolver produtos em todas as nossas categorias – de cabelos e corpo até maquiagem e perfumaria – que tragam benefícios reais conectados a cada um desses momentos. Por isso, aliamos inovação, ciência e instituições renomadas para acompanhar a jornada feminina”, conta Renata.
O primeiro pilar fomenta levantamentos científicos sobre os ciclos femininos, considerando as diferenças fisiológicas e hormonais, as microbiotas e as necessidades específicas de cada fase da vida; o segundo visa ao incentivo à educação e ao empoderamento para capacitar profissionais e pesquisadores; o terceiro lida com o desenvolvimento de produtos a partir de um aprofundamento de etapas como menarca, puberdade, vida adulta, início da menopausa etc; por fim, há um eixo que considera uma abordagem holística.
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“O Centro de Pesquisa da Mulher integra o Centro de Excelência em Pesquisas Avançadas Grupo Boticário, uma iniciativa de colaboração multidisciplinar que propõe um cuidado mais abrangente e integrado sobre o ser humano, sempre considerando a interseccionalidade como premissa para a inclusão e a equidade”, destaca a CMO.
Para a divulgação da iniciativa, Deborah Secco, Isabelle Drummond e Zezé Motta estrelam uma campanha que expõe como os corpos das atrizes – e de milhares de mulheres – são pouco visados pelos exames e ensaios. “Quanto mais conhecimento tivermos sobre nosso próprio corpo, mais poderemos cuidar de nós mesmas, e essa iniciativa é um passo enorme para isso. Estou muito orgulhosa de fazer parte disso”, celebra Deborah. Mais informações sobre o Centro de Pesquisa da Mulher e os estudos promovidos pelo Grupo Boticário poderão ser acessados pelo site oficial.
“Muita gente pesquisa sobre minha carreira, idade, família, e claro, meu corpo. Sempre foi um tema comentado”, diz a atriz Deborah Secco. Em paralelo a essa afirmação, um dado pujante: um estudo realizado pela consultoria McKinsey em 2024 aponta que cada mulher passa, em média, nove anos de sua vida com problemas de saúde, o que afeta sua capacidade de estar presente em casa, no trabalho e em comunidade, e reduz também seu potencial de ganho financeiro. Esse conjunto revela que o corpo feminino tem destaques diferentes quando é pesquisado pela sociedade e pela ciência: socialmente,o corpo feminino é tema de suma importância, mas quando falamos de estudos científicos que visem à diminuição da lacuna de saúde entre os gêneros, a relevância não é tanta.
É nesse cenário que o Grupo Boticário – um dos maiores grupos de beleza do mundo, presente em mais de 40 países e dono de 14 marcas, como O Boticário, Eudora, Vult, Quem Disse, Berenice?, O.U.I e Beleza na Web, entre outras — lança o movimento #PesquiseMeuCorpo, que desperta a reflexão sobre a importância de estudar o corpo feminino nas suas diferentes fases. “Buscamos uma mudança concreta na forma como o corpo é compreendido e tratado na sociedade. Queremos incentivar a valorização da essência e da individualidade da mulher, respeitando seus ciclos e fases. Por que monitorar e julgar quando podemos compreender, estudar e cuidar?”, diz a CMO do Grupo Boticário, Renata Gomide.
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O projeto promove o lançamento do Centro de Pesquisa da Mulher, que contará com quatro frentes de atuação. “Queremos ser ainda mais especialistas e evoluir no conhecimento sobre as particularidades dos ciclos das mulheres ao longo da vida para desenvolver produtos em todas as nossas categorias – de cabelos e corpo até maquiagem e perfumaria – que tragam benefícios reais conectados a cada um desses momentos. Por isso, aliamos inovação, ciência e instituições renomadas para acompanhar a jornada feminina”, conta Renata.
O primeiro pilar fomenta levantamentos científicos sobre os ciclos femininos, considerando as diferenças fisiológicas e hormonais, as microbiotas e as necessidades específicas de cada fase da vida; o segundo visa ao incentivo à educação e ao empoderamento para capacitar profissionais e pesquisadores; o terceiro lida com o desenvolvimento de produtos a partir de um aprofundamento de etapas como menarca, puberdade, vida adulta, início da menopausa etc; por fim, há um eixo que considera uma abordagem holística.
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“O Centro de Pesquisa da Mulher integra o Centro de Excelência em Pesquisas Avançadas Grupo Boticário, uma iniciativa de colaboração multidisciplinar que propõe um cuidado mais abrangente e integrado sobre o ser humano, sempre considerando a interseccionalidade como premissa para a inclusão e a equidade”, destaca a CMO.
Para a divulgação da iniciativa, Deborah Secco, Isabelle Drummond e Zezé Motta estrelam uma campanha que expõe como os corpos das atrizes – e de milhares de mulheres – são pouco visados pelos exames e ensaios. “Quanto mais conhecimento tivermos sobre nosso próprio corpo, mais poderemos cuidar de nós mesmas, e essa iniciativa é um passo enorme para isso. Estou muito orgulhosa de fazer parte disso”, celebra Deborah. Mais informações sobre o Centro de Pesquisa da Mulher e os estudos promovidos pelo Grupo Boticário poderão ser acessados pelo site oficial.