Maioria das vítimas morreu enquanto o centro médico estava sendo evacuado, na manhã deste sábado (28). Pessoas andam entre destroços após bombardeio na cidade de Sumy, na Ucrânia, em março de 2022
Andrey Mozgovoy/REUTERS
Dois ataques russos a um hospital em Sumy, na região nordeste da Ucrânia, mataram ao menos seis pessoas na manhã deste sábado (28), informou a agência Reuters.
A informação foi confirmada pelo ministro do Interior da Ucrânia, Ihor Klymenko, pelo aplicativo Telegram.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“O primeiro ataque matou uma pessoa e danificou o teto de vários andares do hospital”, disse o ministro.
Após o primeiro bombardeio, pacientes e funcionários foram retirados do local. Porém, enquanto a evacuação era feita, o segundo ataque matou mais cinco pessoas, segundo o ministro.
Conforme a Reuters, os ataques em Sumy e região se tornaram muito mais frequentes desde que as forças ucranianas lançaram uma operação na vizinha região de Kursk, na Rússia, em agosto deste ano, capturando dezenas de assentamentos.
A cidade de Sumy está localizada a apenas 32 km da fronteira russa, e as forças russas têm atacado a região e a cidade com drones e bombas guiadas, informou a agência.
Klymenko não especificou quais armas foram usadas nos ataques deste sábado, mas a administração regional disse que o ataque foi realizado por drones.
As forças aéreas ucranianas disseram mais cedo neste sábado que suas tropas derrubaram 69 dos 73 drones durante um ataque noturno russo que incluiu quatro mísseis.
Esta reportagem está em atualização.
Irã tem o maior arsenal de mísseis do Oriente Médio, diz instituto
Nesta terça-feira (1º), o país disparou cerca de 200 mísseis balísticos em direção a Israel; a maior parte dos mísseis...